Chá de Folha de Acerola em uma Tarde Preguiçosa

Adoro chás e sempre tenho mania de pesquisar pelos benefícios dos chás conhecidos, como boldo e melissa por exemplo, mas nunca tive a ideia de fazer chá com o que nasce na minha terra. Então em um dia desses que está fresquinho e a gente acorda quase na hora do almoço, resolvi pesquisar se era possível fazer chá com as coisas que tenho no quintal.

E para minha alegria descobri que tenho chás preciosos na minha terra! Escolhi fazer um chá com as folhas da minha aceroleira, que é entre tantas coisas: rica em vitamina C (muito mais que laranja e limão), contém ferro, cálcio e fósforo, preserva as vitaminas no nosso corpo, fortalece o sistema imunológico sendo ótimo também para gripes e resfriados e problemas inflamatórios na gengiva.

Eu poderia ter feito um chá das folhas da minha goiabeira, que é um ótimo chá também, mas deixei esse para outro dia.

Lá fui eu inventar meu próprio chá. Se não for tóxico, gosto de chá forte. Receitas para quê? Hahaha. São folhas, então vai por infusão.

post001.jpg

Colhi as folhas e lavei, uma xícara de folhas mais ou menos, coloquei duas xícaras de água para ferver na minha panela esmaltada (uso somente para esses fins) e enquanto isso macerei as folhas da acerola em um pilãozinho de plástico. Esse pilão é muito ruim, eu tenho que criar vergonha e comprar um melhor!

post002.jpg

Enfim, assim que a água ferveu desliguei o fogo e adicionei as folhas com o caldinho que soltaram e tampei até amornar.

post003.jpg

Deve ter ido uns 20 minutos.

Enquanto esperava encontrei Pedrinho, meu filho, brincando na poça de chuva! Hahaha, coisa gostosa! Depois da brincadeira, banho e… o chá!

post005.jpg

Estava no ponto, coei e degustei um chá morninho, verdinho, cheirosinho. Com um sabor típico e leve gostinho mentolado ao fundo. Não tenho costume de adoçar chá e café, mas fica ao seu gosto.

post006

Até meu filho quis dar uma bitoca, rss.

post007.jpg

Bebi meu chá de folhas de acerola na tranquilidade do meu lar, com meu filho mamando ao peito e vários brinquedinhos dele pelo chão da sala.

post008.jpg

Não esquece de devolver para a terra o que é dela, heim! Adoce o chá depois de coar, e o que sobrar no coador jogue na natureza, pode ser um pedaço de terra na calçada, no chão do seu condomínio, perto de uma árvore, em uma terra solitária e infértil. Não vale chão de concreto, azulejo, etc. O mundo agradece!

E o almoço saiu mais tarde esse dia. Hmmm, que dia gostoso. Adoro diazinhos assim! E já parou para pensar se não tem chás interessantes pertinho de você?

Beijos, beijos;

Angélica Azambuja

Anúncios

4 comentários sobre “Chá de Folha de Acerola em uma Tarde Preguiçosa

  1. Uma das lembranças mais completas que tenho da minha infância, foi de quando minha irmã e eu, fazíamos chá de hortelã no quintal da minha vó, que na verdade era um pequeno pomar! Lembrança com som, cheiro e cor…Esse post me fez lembrar! Obrigada!

    Curtir

  2. Esse chá é ótimo, sempre tomo diariamente ele ajuda a reabastecer meu corpo com vitamina C, e essa semana mim ajudou más ainda com a doença chikungunya foi o único que mim ajudou a levantar é muito bom recomendo.

    Curtir

  3. Amei sua postagem! Quanta tranquilidade você transmite pelas suas palavras.
    Tenho 20 anos e desde sempre tenho o costume de tomar chá e também invento algumas misturas kk hoje aproveitei a folha de acerola para ajudar em um resfriado e foi um chute certeiro, pois eu não sabia dessa possibilidade. Adoço com mel para ajudar mais a saúde em caso de gripe, etc.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s